Alfredo Gonçalves eleito para a nova mesa-diretora do Conselho Estadual de Saúde do RS

Diretor do STIMEPA vai lutar para que a classe trabalhadora tenha um sistema público de saúde de qualidade e para todos

Geordeci de Souza, da CNM/CUT, foi eleito membro do Conselho Nacional de Saúde

O diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, coordenador do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST) e membro do Coletivo de Saúde da CUT, Alfredo Gonçalves, foi eleito membro coordenador do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), representando o segmento de usuários, para um mandato de dois anos.

A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro de 2012 e votaram no processo os conselheiros de saúde que participaram de grande maioria das sessões plenárias. Dos 24 conselheiros aptos a votar, apenas um – o representante da CNBB – não votou. Foi reeleito para presidente o Sr. Paulo Humberto Gomes da Silva, do SINDSEPE/RS (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, filiado à CUT), também representante dos usuários. A nova mesa diretora é formada por oito conselheiros, entre eles o presidente, a vice e seis coordenadores, sendo um indicado pelo governo (representante do gestor de saúde).

Alfredo Gonçalves enfatiza que a função é muito importante não só para a classe trabalhadora como também para toda a população gaúcha que depende das políticas públicas de saúde, garantindo um Sistema Único de Saúde (SUS) universal, para todos, 100% público, humanizado, como uma política de Estado e não de interesses do capital. “Quero atuar na formulação e proposição de estratégias, bem como no acompanhamento, controle, fiscalização, avaliação e execução das políticas públicas de Saúde, não só para beneficiar a classe trabalhadora, mas todo o conjunto da sociedade”, enfatizou.

CNM/CUT no CNS

No mesmo dia da eleição do CES/RS, o Conselho Nacional de Saúde também fazia a eleição de sua mesa diretora. A eleição foi histórica por dois motivos: pela primeira vez em 75 anos uma mulher é eleita presidente do CNS, a assessora de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza, e o dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Geordeci de Souza. Secretário de Saúde do Trabalhador da CNM/CUT, Geordeci de Souza, foi eleito para a Mesa Diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros.

Para o dirigente da CNM/CUT, a eleição de uma representante do movimento sindical para a presidência do Conselho é importantíssima, porque permitirá avanços no controle social do CNS. “Além disso, avalio como extremamente positivo o fato de que a Mesa Diretora tenha tido 100% de renovação. Isso é raro de ocorrer em qualquer colegiado. Estou muito otimista porque acredito que o CNS terá uma atuação ainda mais dinâmica”, destacou Geordeci, que no Conselho vai representar a CUT no triênio 2012-2015.

Por Geraldo Muzykant, da assessoria de comunicação social do Stimepa

Compartilhar

Veja também

Presidente Lirio Segalla é eleito diretor da Confederação dos Metalúrgicos

Norma Regulamentadora 35 fixa novas normas de segurança no trabalho

Com impasse nas negociações da campanha salarial, mobilização dos metalúrgicos irá se intensificar

Em todo o estado, os metalúrgicos representados pelos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) estão recusando a proposta da patronal. Com a campanha salarial 2025/2026 a todo vapor e data-base em 1º de maio, as mesas tiveram mais uma rodada de negociação nesta semana