Metalúrgicos mantêm percentual para a contribuição confederativa em 2026

Em Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), no começo da noite de 6 de novembro, foi aprovada por unanimidade a manutenção da contribuição confederativa para 2026. Conforme apresentado pelo secretário-geral do STIMEPA, Adilson Tavares, o valor da contribuição confederativa para o ano seguinte permanecerá no percentual de 1% sobre o valor do salário-base a ser descontada mensalmente, até o limite de quatro pisos salariais da categoria.

O presidente reeleito do Sindicato, Adriano Filippetto, apresentou as lutas para o próximo período

Também foi aprovado o Sorteio Confederativo para o ano seguinte, sendo realizado em duas rodadas, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2026. Assim, todo trabalhador que pagar, no mínimo, quatro parcelas da Contribuição Confederativa por semestre, terá direito a concorrer aos seguintes prêmios:

Primeiro semestre:
1º Prêmio – TV LED 43”
2º Prêmio – Notebook
3º Prêmio – TV LED 32”
4º Prêmio – TV LED 32”
5º Prêmio – Smartphone

Segundo semestre:
1º Prêmio – Moto 0km
2º Prêmio – Moto 0km
3º Prêmio – Moto 0km

Após a conferência dos números sorteados, prêmios do Confederativo serão entregues aos contemplados


Contribuição x Associação
A contribuição confederativa está prevista na Constituição. Ela é importante para a manutenção da representatividade sindical dos trabalhadores. A finalidade é garantir uma estrutura mínima para que a entidade sindical tenha condições de atuar na defesa dos interesses da categoria.

Além da modalidade confederativa de contribuição, os trabalhadores podem ainda optar pela associação ao Sindicato dos Metalúrgicos. Neste caso, não há desconto confederativo e a contribuição passa a ser de 1,5% ao mês.

No entanto, trabalhadores associados ao Sindicato, e seus dependentes, também podem usufruir de inúmeras vantagens, como assistência médica e jurídica ou desfrutar da Colônia de Férias na praia, além de ter à disposição toda uma rede de convênios do Sindicato com várias instituições (clínicas, laboratórios, consultórios, escolas, universidades etc), entre outros benefícios.

Sorteio do Confederativo aconteceu junto com a Assembleia

Oposição
Ficam assegurados os dias 1, 2, 3, 4 e 5 de dezembro de 2025 para eventuais manifestações de oposição à contribuição confederativa para o ano de 2026. A oposição deve ser realizada diretamente na sede do STIMEPA, localizada na Avenida do Forte número 77 (ao lado da Escola Mesquita), Bairro Cristo Redentor – Porto Alegre/RS, das 8h às 18h. Ou na subsede de Guaíba/RS, na Rua 20 de Setembro número 623, das 8h às 18h. As manifestações de oposição à contribuição confederativa deverão ocorrer pessoalmente na sede e subsede do Sindicato, em formulário emitido pelo mesmo, assinado pelo trabalhador, mediante documento com foto e CPF (CNH ou documento de identidade), e excepcionalmente posterior às datas, se apresentando com comprovante que, durante o período da oposição estava ausente no caso de doença e/ou férias, imediatamente no dia do seu retorno.

Adilson Tavares apresentou a nova proposta das contribuições para 2026

Em 2026, também fica assegurada uma nova rodada de oposição nos dias 8, 9, 10, 11 e 12 de junho de 2026, das 8h às 18h na sede ou subsede do STIMEPA conforme informado acima. O trabalhador que tiver realizado a oposição em dezembro de 2025 não precisa realizar novamente em junho 2026, pois a oposição é válida para o ano todo.

Compartilhar

Veja também

CUT-RS realiza reunião ampliada e debate conjuntura e planejamento estratégico

Encontro debateu a conjuntura econômica e traçou estratégias para fortalecer a luta sindical. O secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Adilson Tavares, participou da reunião

“Marcharemos pelas ruas de Brasília em março para cobrar a pauta dos trabalhadores”, afirma presidente da CUT

Uma trabalhadora metalúrgica que representa mais de 50 mil colegas ao redor do mundo