É preciso ficar atento às orientações do INSS para não cair no golpe
Por telefone, criminosos se fazem passar por servidores do INSS e induzem pessoas a depositar uma taxa para poder receber valores residuais de benefícios
Um novo golpe vem sendo praticado em diversos estados do país contra os aposentados do INSS. Os criminosos ligam para as vítimas afirmando que o Conselho Nacional de Previdência Social quer passar informações sobre resíduos de dinheiro a receber. Em seguida, passam um número de telefone para que eles busquem maiores instruções sobre como proceder. Sem desconfiar de que estejam caindo numa cilada, as vítimas acabam ligando para o número indicado, sendo atendidas por uma pessoa que se declara servidor público do INSS. Esta simula verificar o caso no sistema computadorizado e, depois de confirmar a existência de um determinado valor a receber, comunica ao segurado de que, antes, é preciso que ele pague uma taxa, que deve ser depositada numa conta bancária do INSS. Infelizmente, muita gente acaba acreditando e faz o depósito do valor informado, perdendo seu dinheiro.
A polícia vem investigando esse e outros golpes contra os aposentados, tentando prender os vigaristas que se aproveitam da ingenuidade, da falta de informação e da boa-fé das pessoas. Para que outras pessoas não caiam em armadilhas, o INSS dá algumas orientações a seguir:
ORIENTAÇÕES
É importante os aposentados sempre desconfiarem, pois o INSS não faz contato direto com os seus segurados e não existe cobrança de taxas para a liberação de benefícios.
Na época do pagamento dos benefícios, os aposentados e pensionistas devem tomar cuidados especiais, especialmente aqueles que pensam que os golpes só acontecem quando estão nas filas dos bancos. Além de telefonemas, os golpistas podem até visitar as residências dos beneficiários para conseguir o dinheiro.
O cartão da aposentadoria é a garantia de que o aposentado ou pensionista receberá o benefício. Por isso, o cuidado com o plástico deve ser extremo e a senha deve ser a mais segura e menos óbvia possível. Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão, avise imediatamente o INSS, o banco responsável e a polícia. Solicitar o cancelamento imediato.
Como existem segurados que não têm condições de ir à agência bancária para sacar o dinheiro, o mais indicado é escolher apenas uma pessoa de extrema confiança para fazer o saque.
Para não correr o risco de cair em golpes, nunca aceite ajuda ou oferta de vantagem de terceiros, mesmo que estas pareçam atrativas. Caso tenha dúvidas, vá até uma agência do INSS.
Muito cuidado com abordagens suspeitas. Algumas pessoas se passam por servidores do INSS e oferecem ajuda para requerer um benefício ou conseguir reajuste. Por isso, é preciso estar atento ao ser abordado por qualquer pessoa, até mesmo para uma conversa.
Como alguns golpes acontecem nas filas dos bancos e agências do INSS, o beneficiário deve evitar conversar com estranhos e ir sozinho sacar o dinheiro. Caso seja abordado por alguém em sua casa ou nas agências, denuncie.
Por: Geraldo Muzykant – Assessoria de Comunicação Social do STIMEPA
