29 anos da CUT – grande jornada de lutas

CUT foi fundada no dia 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo/SP

No dia 28 de agosto de 1983, nos estúdios da Companhia Vera Cruz de Cinema, em São Bernardo do Campo, foi fundada a CUT, durante o 1º Congresso da Classe Trabalhadora. Mais de cinco mil trabalhadores de todo o país participaram e elegeram a direção nacional, tendo como coordenador-geral o metalúrgico Jair Meneguelli.

Era o início de um novo capítulo na história de organização da classe trabalhadora brasileira apontando o caminho de construir uma sociedade justa, livre e igualitária; uma sociedade socialista. Para atingir esse objetivo, criou um novo sindicalismo combatendo a estrutura sindical oficial e a ditadura militar.

Neste longo período, setores optaram por fundar outras centrais, setores se desligaram da CUT, mas a nossa Central por executar uma concepção e uma ética sindical de cuidar os interesses imediatos da classe trabalhadora, por disputar uma pauta trabalhista de ampliação de direitos e de políticas públicas para os setores mais pobres, continuou sendo a maior é mais representativa central sindical brasileira. Hoje representamos 4.438 sindicatos no campo e na cidade, trabalhadores públicos e privados, abrangendo 40 % dos trabalhadores sindicalizados do Brasil.

Rio Grande do Sul

A potência da ação sindical cutista vem da filiação de 283 sindicatos. Organizada desde 1984, data de sua fundação, em 18 Regionais (Metropolitana, Centro, Sul, Serra, Missões, Sudoeste, Planalto, Noroeste, Alto Uruguai, Altos da Serra, Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Litoral Sul) e as Pré Regionais (Sarandi, Celeiro, Fronteira Oeste e Campanha). Além das Regionais, a CUT-RS está organizada em 15 Ramos de atividade econômica.

A CUT-RS sempre em sintonia com a conjuntura está em permanente construção, o que a mantém atualizada, tanto na sua concepção como na sua plataforma de ação.


Por: CUT-RS

Compartilhar

Veja também

Ato político e baile de chopp marcam comemoração festiva dos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre

Prestação de Contas de 2023 do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) é aprovada por unanimidade

Na ocasião foi apresentada ainda a previsão orçamentária para o ano atual. Além das contas do Sindicato, os participantes da reunião também analisaram e aprovaram o documento de prestação de contas da Escola Mesquita de 2023

CUT-RS faz debate sobre redução da jornada na próxima quarta (16)