Governo Tarso lança Complexo Naval do Jacuí e consolida RS na indústria oceânica

Projeto poderá gerar mais de 6 mil empregos no Estado
O governo gaúcho lançou na terça-feira, 21 de agosto, em cerimônia no Palácio Piratini, o Pólo Naval do Jacuí, por meio de umm protocolo de intenções assinado com a empresa Iesa Petróleo e Gás, que irá investir R$ 100 milhões no município de Charqueadas na construção de uma unidade para atender uma encomenda de pelo menos US$ 720 milhões da Petrobras. O projeto da empresa proporcionará a criação de mais de 1,2 mil empregos diretos, podendo chegar a mais de 6 mil, contando os indiretos. O ato, que contou com a participação do governador Tarso Genro e da presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster, consolida a posição do Rio Grande do Sul na indústria oceânica brasileira.

Além do protocolo de intenções com a Iesa, Tarso também assinou acordos que vão garantir a instalação de mais dois projetos no Polo do Jacuí: o da Metasa (que produzirá as estruturas metálicas dos módulos de produção da Iesa), em Charqueadas; e o da Intecnial (que fabricará módulos elétricos), em Taquari. As duas empresas assinaram, durante o evento, um compromisso de financiamento com o Badesul.

Ao apresentar a estratégia de expansão da indústria oceânica, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, salientou as diretrizes da Política Industrial e a capacidade do parque fabril do Estado de dar respostas às demandas da exploração de petróleo e gás no Brasil. “O Rio Grande do Sul tem condições para receber novos pedidos e executá-los no prazo e a preços atrativos. Este cenário se aplica tanto ao Polo Naval de Rio Grande, que está em estágio mais avançado, ou a este que nasce agora”, disse Knijnik.

Ao agradecer o apoio do Governo do Estado, o presidente da Iesa Óleo e Gás, Valdir Carreiro, destacou a sinergia com a Secretaria de Desenvolvimento, com a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e com a prefeitura de Charqueadas. “Queremos ser os indutores da viabilização do Polo Naval do Jacuí”, ressaltou.



Fonte: Stimepa, Jornal Já e Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Compartilhar

Veja também

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DO 8° CONGRESSO DOS METALÚRGICOS

Terceirizados da Refap conquistam acordo e encerram greve de 11 dias

Os terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), conquistaram uma proposta de acordo com avanços encaminhada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), que foi aprovada por ampla maioria na assembleia

Analista aponta sinais positivos para o mercado de trabalho nos próximos meses