Alfredo Gonçalves eleito para a nova mesa-diretora do Conselho Estadual de Saúde do RS

Diretor do STIMEPA vai lutar para que a classe trabalhadora tenha um sistema público de saúde de qualidade e para todos

Geordeci de Souza, da CNM/CUT, foi eleito membro do Conselho Nacional de Saúde

O diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, coordenador do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST) e membro do Coletivo de Saúde da CUT, Alfredo Gonçalves, foi eleito membro coordenador do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), representando o segmento de usuários, para um mandato de dois anos.

A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro de 2012 e votaram no processo os conselheiros de saúde que participaram de grande maioria das sessões plenárias. Dos 24 conselheiros aptos a votar, apenas um – o representante da CNBB – não votou. Foi reeleito para presidente o Sr. Paulo Humberto Gomes da Silva, do SINDSEPE/RS (Sindicato dos Servidores Públicos do Estado, filiado à CUT), também representante dos usuários. A nova mesa diretora é formada por oito conselheiros, entre eles o presidente, a vice e seis coordenadores, sendo um indicado pelo governo (representante do gestor de saúde).

Alfredo Gonçalves enfatiza que a função é muito importante não só para a classe trabalhadora como também para toda a população gaúcha que depende das políticas públicas de saúde, garantindo um Sistema Único de Saúde (SUS) universal, para todos, 100% público, humanizado, como uma política de Estado e não de interesses do capital. “Quero atuar na formulação e proposição de estratégias, bem como no acompanhamento, controle, fiscalização, avaliação e execução das políticas públicas de Saúde, não só para beneficiar a classe trabalhadora, mas todo o conjunto da sociedade”, enfatizou.

CNM/CUT no CNS

No mesmo dia da eleição do CES/RS, o Conselho Nacional de Saúde também fazia a eleição de sua mesa diretora. A eleição foi histórica por dois motivos: pela primeira vez em 75 anos uma mulher é eleita presidente do CNS, a assessora de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria do Socorro de Souza, e o dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Geordeci de Souza. Secretário de Saúde do Trabalhador da CNM/CUT, Geordeci de Souza, foi eleito para a Mesa Diretora do CNS, juntamente com mais seis conselheiros.

Para o dirigente da CNM/CUT, a eleição de uma representante do movimento sindical para a presidência do Conselho é importantíssima, porque permitirá avanços no controle social do CNS. “Além disso, avalio como extremamente positivo o fato de que a Mesa Diretora tenha tido 100% de renovação. Isso é raro de ocorrer em qualquer colegiado. Estou muito otimista porque acredito que o CNS terá uma atuação ainda mais dinâmica”, destacou Geordeci, que no Conselho vai representar a CUT no triênio 2012-2015.

Por Geraldo Muzykant, da assessoria de comunicação social do Stimepa

Compartilhar

Veja também

CNJ monitora Ações Coletivas

Diretor do STIMEPA participa de debates sobre saúde e trabalho na 4ª CNGTES em Brasília

Nesta segunda matéria da Campanha de Combate à Violência contra a Mulher, falamos sobre as formas de violência e meios para buscar ajuda e proteção

Tranquilidade marca primeiro dia de votação