Com apoio do sindicato, I Fórum da Igualdade vai debater o tema “Uma outra comunicação é necessária”

A CUT do RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS promovem nos dias 11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa, o I Fórum da Igualdade. Nosso sindicato é uma das tan

Sob o tema “Uma Outra Comunicação é Necessária – Não Há Liberdade sem Igualdade”, o evento é um contraponto ao chamado “Fórum da Liberdade”, promovido por entidades patronais e com visão (neo)liberal, e debaterá a democratização da comunicação, a liberdade de expressão, o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil, o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS, é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. “Estamos muito atrasados no que diz respeito à comunicação no nosso país. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”, afirma o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski.

A partir de uma nova legislação, será possível construir um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito as minorias.

“O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre apoia e vai participar deste fórum porque é parceiro da luta pela democratização da comunicação. A nossa direção entende que a comunicação de massa de nosso país não pode ficar na mão de algumas poucas famílias que impõem novos costumes, comportamentos e culturas, ditam o que a população deve consumir e, via propaganda subliminar, ditam até em quem a população deve votar. As concessões não podem ser distribuídas de acordo com critérios escusos, onde somente quem defende o sistema ou quem tem muito dinheiro, poder, influência política pode colocar no ar emissoras de rádio e tv, que depois impõem publicidades e programações meramente comerciais e sem qualquer controle social, onde a cultura e a educação são absolutamente deixadas de lado”.

O I Fórum da Igualdade terá quatro grandes painéis:

1- Democratização dos Meios de Comunicação e o Marco Regulatório
2- A Blogosfera Progressista e o AI-5 Digital
3- Democratização da democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?
4- Papel do Estado e os Meios de Comunicação

Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:

– Mundo do trabalho e imprensa sindical
– Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
– 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
– Rádios comunitárias / Rádios WEB/Digital
– Charges
– Jornal Boca de Rua
– Implantação do Conselho Estadual de Comunicação
– A Mídia e as Mulheres: o controle social da imagem da mulher na mídia

Para mais informações sobre o I Fórum da Igualdade, acesse: www.forumdaigualdade.org.br.

Compartilhar

Veja também

MP cobrará do Estado melhores condições de trabalho para os guarda-parques

Nota de pesar pelo falecimento de nossa médica, Drª Francisca Canovas Fernandes

Vitória dos trabalhadores! “Data Certa” chega ao fim e direitos devem ser garantidos