Empossado Comitê Sindical da Ecoplan, de Cachoeirinha

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na sexta, 1° de junho, a solenidade de posse do CSE – Comitê Sindical de Empresa dos trabalhadores e trabalhadoras da

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou na sexta, 1° de junho, a solenidade de posse do CSE – Comitê Sindical de Empresa dos trabalhadorers e trabalhadoras da Ecoplan, de Cachoeirinha, formado pelos companheiros Adão Lacerda Dorneles, Flávio Cortês do Nascimento e José Alci Silveira Nunes. O evento foi realizado às 18 horas, na subsede do sindicato na cidade e contou com a presença do presidente estadual da CUT, Claudir Nespolo, do presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS, Jairo Carneiro, do procurador do Trabalho em Porto Alegre/RS e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – CONALIS, Dr. Rogério Fleischmann. Também estiveram presentes os recém empossados membros do CSE da Oderich, de Eldorado do Sul, e trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan, inclsuive os representantes da empresa.

Antes de dar posse aos três companheiros que foram eleitos membros do CSE, o presidente do Sindicato Lirio Segalla declarou que, embora o processo de construção dos comitês tenha começado anos atrás, se sentia feliz por ter sido a sua gestão a responsável por aprovar em congresso a mudança estatutária que hoje possibilita a criação dos comitês. “Queremos implantar CSEs em todas as fábricas de nossa base metalúrgica. Se não for por meio do diálogo e do acordo, vamos criar esses comitês na marra”, disse.

Na ocasião, foi lembrado o fato de que o CSE é uma evolução das antigas comissões de fábrica e seus componentes tem como principal atribuição agilizar a tomada de decisões e a solução de problemas internos, evitando que os ânimos dos trabalhadores se acirrem à espera de uma negociação demorada entre a empresa e o sindicato, que, muitas vezes, não possui gente suficiente e disponível, com amplo acesso às fábricas para resolver questões que uma simples  conversa entre patroões e empregados é capaz de solucionar. Para o procurador Rogério os comitês representam a comunicação direta entre os trabalhadores e as chefias, atuando no âmbito da empresa onde há o primeiro conflito.

José Alci Silveira Nunes falou em nome do CSE – Ecoplan. Para ele, o comitê vai trabalhar para atender e contemplar as expectativas dos trabalhadores e trabalhadoras da Ecoplan. “Mesmo com a criação do comitê, nosso entendimento é de que a luta tem de ser coletiva, inclusive com a participação do sindicato”, disse.

Em nome da CUT-RS, o recém empossado presidente da entidade e diretor de nosso sindicato, Claudir Nespolo, falou da importância da organização dos trabalhadores nos locais de trabalho e disse que a central vai se empenhar para repercutir e promover em outras categorias esse importante protagonismo dos metalúrgicos, inclusive tentando convencer os setores refratários da sociedade – a classe patronal, principalmente – sobre a importância dos comitês inclusive para as empresas.

Compartilhar

Veja também

Sindicatos debatem acordo nacional para trabalhadores da Gerdau

Lei de Igualdade Salarial e Políticas de Cuidados são temas em mais um módulo de Formação das Mulheres

Colônia de Férias do sindicato sedia encontro de mulheres metalúrgicas do RS

Trabalhadoras debateram sobre os impactos do machismo na vida e mercado de trabalho