Claudir Nespolo assume vaga no CDES do Governo Tarso

O governador Tarso Genro assinou em janeiro um ato de designação dos integrantes da sociedade que farão parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS)

Integram a lista representantes de diversos segmentos, como trabalhadores, empresários, produtores rurais, agricultores familiares, movimentos sociais, universidades e sindicatos, além de outras lideranças setoriais.
 
Entre os integrantes, representando a classe trabalhadora, está o ex-presidente de nosso sindicato e atual dirigente estadual da CUT, Claudir Nespolo. Para ele, “é muito importante que a classe trabalhadora esteja participando deste conselho, especialmente os metalúrgicos. Temos que ocupar estes espaços institucionais e disputar a agenda de desenvolvimento de nosso Estado”.
 
Por parte do Governo, integrarão o grupo os secretários da Fazenda, Geral de Governo, do Planejamento, Gestão e Participação Popular, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, da Ciência, Inovação, e Apoio à Micro Empresa e pelo secretário chefe da Casa Civil.
 
Segundo o titular da CDES-RS, Marcelo Danéris, o conselho foi criado com o intuito de ser um local de amplo debate e estabelecimento de diretrizes de um programa de crescimento para o Rio Grande do Sul.
 
É importante ressaltar que os integrantes não receberão nenhuma remuneração pelo trabalho no CDES-RS.
 
O CDES-RS
 
O Conselho atuará como um órgão de consulta e assessoramento do chefe do Poder Executivo e integra o Sistema Estadual de Participação. Trata-se de um ambiente voltado à reflexão e ao trânsito de idéias, além de ser um espaço de negociação e de busca de consenso, mediação de conflitos e de elaboração programática. Entre suas funções, está analisar, debater e propor políticas públicas, apontando diretrizes sobre investimentos em logística, infraestrutura, educação, segurança, fomento à produção, geração de emprego e renda, inovação tecnológica, proteção ao meio ambiente, combate à miséria e em todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento do Estado.
 
Estrutura
 
O Conselho segue a mesma proposta implementada em âmbito nacional e que foi coordenada por Tarso Genro no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na esfera federal, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social obteve importantes resultados no estabelecimento de espaços de diálogos e consertação. Em sua estrutura interna, o órgão é composto pelo Plenário, Presidência, Secretaria Executiva, Comitê Gestor e pelas Câmaras Temáticas. O presidente e o vice do Conselho são, respectivamente, o governador e o vice.
 
Instalação
 
Desde a segunda quinzena de janeiro, os conselheiros estão recebendo toda a documentação necessária para iniciar seu trabalho, como o regimento interno do CDES-RS. De posse do material, eles deverão fazer suas análises e avaliações para participar das reuniões preparatórias. A instalação do Conselho será feita em março e as reuniões acontecerão no Palácio Piratini, a cada dois meses, com a participação do governador Tarso Genro. No mesmo mês, serão formadas as Câmaras Temáticas, compostas por conselheiros, especialistas em temas diversos e representantes do Executivo. As estruturas, que realizarão encontros mensais, têm a função de desenvolver estudos, debater e adotar posições sobre assuntos definidos.
 
Conselhos Municipais
 
O titular da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, destacou que quer estimular também a formação de Conselhos similares nos municípios gaúchos. O assunto foi tratado, ainda esta semana, durante o seminário do CDES de Canoas. Para o segundo semestre do ano, está prevista a realização do 1º Encontro Estadual de Conselhos de Desenvolvimento.

Compartilhar

Veja também

Metalúrgicos de Porto Alegre apoiam aposentados aeroviários

Chamamento aos credores da Massa Falida do Estaleiro Só

VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DO 8° CONGRESSO DOS METALÚRGICOS