Estudantes do curso de Assistente Administrativo do Jovem Aprendiz da Escola Mesquita encerram ciclo teórico com apresentação de planos de negócio

Na tarde desta segunda-feira (28), os estudantes do curso de Assistente Administrativo do projeto Jovem Aprendiz da Escola Técnica Mesquita realizaram a apresentação de encerramento do ciclo teórico da formação. A atividade marcou o fechamento de uma importante etapa do curso, com a exposição de planos de negócios elaborados pelos próprios alunos, contemplando temas como estratégias de marketing e análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

A atividade faz parte do calendário de encerramento dos cursos teóricos da escola. Na semana anterior, foi a vez dos alunos do curso de Atendente de Nutrição apresentarem seus projetos. Já nos dias 4 e 5 de agosto, será a vez dos estudantes da turma de Manutenção Eletroeletrônica realizarem suas exposições finais.

As apresentações são momentos de integração, avaliação e aplicação prática dos conteúdos estudados ao longo do ciclo formativo, além de promoverem o protagonismo dos jovens em sua trajetória de aprendizagem.

O que é o Jovem Aprendiz?

Desde 2006, a Escola Técnica Mesquita atua como entidade qualificadora do Programa Jovem Aprendiz, conforme a Lei Federal nº 10.097/2000 e seus decretos regulamentadores. O programa oferece formação técnico-profissional para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, unindo teoria e prática em empresas parceiras ou em ambiente simulado.

A escola prioriza o atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social, conforme os Decretos nº 8.740/2016 e nº 11.479/2023, que determinam a inclusão de egressos do sistema socioeducativo, beneficiários de programas sociais, pessoas com deficiência, egressos do trabalho infantil, entre outros públicos.

A seleção dos aprendizes é feita em articulação com a Rede de Proteção Social garantindo um processo de inclusão, acolhimento e desenvolvimento integral da juventude.

A Escola Técnica Mesquita também é referência na promoção da aprendizagem profissional no estado. É uma das instituições fundadoras do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP), espaço democrático que reúne organizações comprometidas com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inserção qualificada de jovens no mundo do trabalho.

Com compromisso social e formação de qualidade, o Programa Jovem Aprendiz da Escola Mesquita transforma trajetórias e amplia oportunidades para que mais jovens possam ingressar com dignidade e preparo no mercado de trabalho.

Luiza Alves – STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Unificação do atendimento jurídico: Porto Alegre, Canoas e Cachoeirinha

Para facilitar mais o atendimento dos metalúrgicos dos SINDICATOS DE CACHOEIRINHA, CANOAS E PORTO ALEGRE, estão sendo unificado os plantões dos advogados do escritório WOIDA, MAGNAGO, SKREBSKY E COLLA ADVOGADOS ASSOCIADOS.

Temer vê clima favorável para aprovar redução de jornada de trabalho

Humilhação no trabalho: Cresce número de ações trabalhistas baseadas em assédio moral