Coletivo de Mulheres debate ações para o Outubro Rosa

O Coletivo de Mulheres do Sindicato se reuniu nesta sexta-feira (25) para discutir as ações do Outubro Rosa que serão desenvolvidas com as trabalhadoras metalúrgicas. A atividade contou com a participação das diretoras do Sindicato, que iniciaram o encontro com uma análise da atual conjuntura e seus impactos sobre a vida das mulheres.

Catiana Leite, diretora do Sindicato, destacou a importância simbólica da data, 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha — instituído em homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo de resistência. Catiana também reforçou a relevância da participação das mulheres nas conferências públicas em andamento e na Marcha das Mulheres Negras, que ocorre hoje em Porto Alegre, como espaço de denúncia e afirmação da luta por direitos.

Na sequência, foram discutidas as ações para o mês de outubro, com foco na valorização da vida das trabalhadoras e no papel do Sindicato na conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. As dirigentes ressaltaram a importância de fortalecer o acesso à informação e aos cuidados com a saúde, especialmente no ambiente de trabalho.

Entre as diretrizes definidas, está a realização de visitas às fábricas ao longo do mês de outubro, com entrega de uma cartilha informativa sobre o câncer de mama, voltada para orientar e sensibilizar as trabalhadoras. Também foi proposta a criação de um espaço de diálogo e distribuição de materiais sobre autocuidado durante as atividades do Dia das Crianças, voltado especialmente às mães trabalhadoras.

O Coletivo voltará a se reunir em setembro para dar continuidade à organização das ações e aprofundar os encaminhamentos.

Texto: Luiza Alves

Fotos: Samara Leite

Compartilhar

Veja também

CUT estuda medidas para impedir limite no atendimento dos planos de saúde

Superior Tribunal de Justiça decidiu que empresas de plano de saúde não precisam dar o atendimento prescrito se o mesmo não estiver na lista da Agência Nacional de Saúde. Decisão afeta 49 milhões de usuários

Trabalhadores da TMSA voltam a se reunir em assembleia no turno da noite e cobram reajuste justo nas máquinas agrícolas

Uma trabalhadora metalúrgica que representa mais de 50 mil colegas ao redor do mundo