Claudir Nespolo é o novo presidente da CNM

Em jantar que contou com a presença de quase 3,5 mil pessoas em São Bernardo, Carlos Grana deixou a

Em jantar que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas em São Bernardo do Campo, Carlos Grana deixou a presidência da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), na noite de sexta-feira (21), para se dedicar à sua pré-candidatura a deputado estadual. O novo presidente da entidade é Claudir Nespolo, do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre.

Grana explicou que deixou o cargo apenas por força da legislação eleitoral e destacou o apoio que sua pré-candidatura já conquistou:
“Há um grande processo de aglutinação do movimento sindical da CUT, principalmente na região do ABCD, além de outras lideranças do partido. Depois de 30 anos de militância, é a primeira vez que me disponho a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa”, disse.

Além da militância, o evento contou com a presença de diversas lideranças políticas e sindicais, entre elas:
— Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo (PT);
— Arthur Henrique, presidente nacional da CUT;
— Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC;
— os deputados federais Vicentinho e José Genoino (PT);
— Ivete Garcia, ex-vice-prefeita de Santo André (PT);
— Luiz Turco, presidente municipal do PT de Santo André;
— os vereadores José Montoro Filho (Montorinho), Jairo Bafile e Zé do Norte (todos do PT);
— José Ferreira, secretário de Desenvolvimento Social de São Bernardo (PT).

“É um momento importante para o País, e você, Carlos Grana, que se desliga hoje da CNM/CUT, tem um papel muito importante neste processo”, disse Sérgio Nobre.
Já Marinho elogiou a trajetória do dirigente: “São Paulo precisa de gente com a história de Grana. Este nosso Estado tão maltratado.”

Biografia de Carlos Grana

Grana participou da direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e do ABC em vários mandatos e cargos, além da direção estadual e nacional da CUT e da CNM/CUT. Representou a classe trabalhadora no Condefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), no Fundo da Marinha Mercante (que apoiou a retomada da indústria naval no Brasil) e na Câmara Regional do Grande ABC. Também foi fundador e membro do Fórum da Cidadania do Grande ABC.

Novo presidente: Claudir Nespolo

Militante dos movimentos de juventude desde 1977, quando atuou na JOC (Juventude Operária Católica), Claudir Nespolo é de Porto Alegre e atua na categoria dos metalúrgicos desde 1988. Foi eleito para a direção da FTMRS (Federação dos Metalúrgicos da CUT/RS) e da CNM/CUT, onde exerceu os cargos de diretor executivo e vice-presidente. Em 2009, foi eleito para a direção da CUT/RS, como secretário de Organização e Política Sindical.
“Assumo com muito entusiasmo esta tarefa”, afirmou Nespolo.

Fonte: www.cnmcut.org.br

Compartilhar

Veja também

CUT cobra contrapartidas sociais no PAC

Trabalhadores da TMSA voltam a se reunir em assembleia no turno da noite e cobram reajuste justo nas máquinas agrícolas

Reajuste de 4,5% decepciona aposentados