Sindicato promove cerimônia de posse dos trabalhadores eleitos para os Comitês Sindicais de Empresa em Guaíba

Foram empossados representantes da TK ELEVATOR, ODERICH e DATACOM

Guaíba, 17 de junho de 2023,

Em uma noite marcada por celebração e reconhecimento, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre realizou a cerimônia de posse para os membros dos Comitês Sindicais de Empresas (CSE) eleitos pelos trabalhadores.

O evento ocorreu no salão de festas da subsede da entidade, em Guaíba, reunindo representantes sindicais e lideranças políticas aliadas que dialogaram com os trabalhadores, como o deputado federal Dionilso Marcon (PT); o superintendente regional do trabalho e ex-presidente do Sindicato, Claudir Nespolo; o presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) e ex-presidente do Sindicato, Lírio Segalla; o atual presidente do Sindicato, Adriano Filippetto e Catiana Leite, dirigente sindical representante das mulheres metalúrgicas.

Na fala para os convidados, os líderes presentes expressaram sua confiança de que o Comitê Sindical de Empresas será um canal efetivo para a solução de questões trabalhistas e a melhoria das condições de trabalho, visando sempre o bem-estar dos metalúrgicos e metalúrgicas.

Lírio Segalla, presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) e ex-presidente do Sindicato, explicou que os CSE nasceram de uma ideia da CUT para aprimorar a organização nos locais de trabalho e lembrou das dificuldades nas negociações coletivas da categoria para conseguir espaços dentro das empresas para a atuação sindical.

“Sabemos que o patrão não dá nada de graça pra gente pois tudo o que conquistamos até hoje foi através da organização e luta. Os problemas acontecem nos locais de trabalho e é lá que devemos estar organizados.” – Lírio Segalla
 

Rudinei Fernandes, vice-presidente do Sindicato e coordenador da região de Guaíba, iniciou seu discurso destacando a importância de eleger representantes da categoria para os CSE´s como forma de fortalecer as relações entre os trabalhadores metalúrgicos e os empregadores, incentivando o diálogo aberto e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela categoria.

Foram empossados Jorge Alves Schell e Jenifer Brum dos Santos, representantes do CSE da DATACOM; Diego Cardoso Pereira, Edmilson Castro de Freitas e Patrick Marques foram eleitos para o comitê da Oderich. Também foram empossados Taise Almeida, Taiane Mello, Jaqueline Castro, Rodrigo Carvalho, Andrio Ricardo Rosa, Luís Romário Borges e Cristiano Alves eleitos ara representar os trabalhadores da TK ELEVATOR.

O Deputado eleito pelo PT, Dionilso Marcon, parabenizou os representantes eleitos para representar os trabalhadores e falou sobre a importância de existirem comitês que podem solucionar com maior agilidade os problemas específicos de cada local. O deputado também lembrou do compromisso que firmou com os metalúrgicos durante as eleições para lutar pelas pautas da categoria, “A eleição do Lula foi uma eleição da luta de classes e tenho certeza que sem ele não teríamos os Comitês Sindicais nas empresas. Agora temos pela frente a luta para a revisão da reforma trabalhista e da previdência“ garantiu Marcon.

 O Presidente do Sindicato, Adriano Filippetto, lembrou que o Sindicato os Metalúrgicos da Grande Porto Alegre é o primeiro sindicato de classe do RS e também o único do estado que conseguiu implementar os comitês individuais para representar os trabalhadores nas empresas “O CSE foi criado para fortalecer o trabalho de base nos locais de trabalho e nos empenhamos para espalhar essa ferramenta para a maior número de empresas possível.”, afirmou Filippetto.

Claudir Nespolo, Superintendente Regional do Trabalho, relembrou os diversos ataques sofridos pela classe trabalhadora nos últimos anos, “Com a reforma trabalhista de 2017 foram inauguradas formas precárias de trabalho sem direitos ou perspectiva de futuro, como a terceirização desenfreada que trouxe tantos casos de trabalho análogo á escravidão” lamentou.


Claudir, que também é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre também mostrou entusiasmo com a atuação da entidade “Quanto orgulho eu tenho de ver meu sindicato fomentar a organização de base dentro do local de trabalho. Os metalúrgicos são a categoria que nos últimos anos tomou a frente das grandes lutas urbanas” destacou.

Catiana Leite – Dirigente Sindical e representante das trabalhadoras metalúrgicas, parabenizou os integrantes dos comitês e se mostrou entusiasmada com a eleição de cada vez mais mulheres para lutar pelas pautas da categoria dentro das empresas.

Rudinei Fernandes parabenizou novamente todas as comissões eleitas e garantiu que a direção do Sindicato seguirá trabalhando de forma constante para eleger novas comissões.

“Para nós do movimento sindical é um orgulho imenso, o STIMEPA é o primeiro sindicato do estado a implementar o CSE, que vai garantir melhores condições de trabalho para a categoria e ao mesmo tempo ajudar na renovação dos dirigentes sindicais” – Rudinei Fernandes.

Compartilhar

Veja também

Metalúrgicos solicitam participação nos debates sobre desoneração da folha

Dirigentes da CNM/CUT articulam junto ao Ministério da Fazenda para que debate leve em consideração a avaliação dos trabalhadores

Metalúrgicos da CUT avançam na luta por mais direitos, mas não é só isso…

Campeonato de futsal