Metalúrgicos entregam cheque para campanha de solidariedade da CUT-RS

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) entregou nesta segunda-feira (9) o valor arrecadado entre os sindicatos filiados para a campanha de solidariedade da CUT-RS para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) entregou nesta segunda-feira (9) o valor arrecadado entre os sindicatos filiados para a campanha de solidariedade da CUT-RS para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari.

O cheque de R$ 70.500 foi recebido pelo presidente da Central, Amarildo Cenci, e pelo secretário de Administração e Finanças, Antônio Güntzel, na sede da Federação.

“Chegamos neste número com a ajuda de diversos sindicatos de metalúrgicos, de todas as regiões do estado”, disse o presidente da FTM-RS, Lírio Segalla. Segundo ele, algumas entidades também contribuíram diretamente nas suas localidades.

Agradecido pelo engajamento dos metalúrgicos, Amarildo destacou que a CUT-RS fará uma compra coletiva com os valores arrecadados. Os materiais prioritários, que serão adquiridos com os recursos da campanha, foram levantados através de pesquisa que os sindicatos da região atingida fizeram junto aos trabalhadores e às trabalhadoras que foram afetados pela tragédia.

“Uma baita parceria! São os metalúrgicos e as metalúrgicas, de novo, puxando a frente da campanha que a CUT-RS está fazendo, o que demonstra alta sensibilidade social e uma visão estratégica como classe trabalhadora na luta por um mundo mais justo, humano e solidário. Parabéns! Seguimos juntos nessa missão”, comemorou Amarildo.

Antônio também agradeceu e destacou a solidariedade da classe trabalhadora. “É importante salientar que o gesto solidário e a solidariedade de classe são bandeiras da CUT. Os metalúrgicos e as metalúrgicas, mais um vez, estão levando a linha da CUT para a categoria, mostrando que o importante é a solidariedade na prática”.

A campanha emergencial de solidariedade junto aos sindicatos filiados foi lançada pela CUT-RS no dia 6 de setembro, logo após a passagem do ciclone extratropical no Vale do Taquari, que deixou um saldo de 51 mortes e muita destruição, especialmente nos municípios de Mussum, Roca Sales e Encantado, dentre outros.

Também participaram do ato de entrega do cheque a vice-presidente da FTM-RS, Eliane Catarina Morfan de Brito; o secretário de Comunicação da FTM-RS, Enio Santos; e o secretário Administrativo da FTM-RS, Flávio José Fontana de Souza.

As doações ainda podem ser feitas até a próxima sexta-feira (13) para a conta bancária da CUT-RS:

– Cresol (133)

– Agência 5607

– Conta corrente 18.735-6

– CNPJ: 60.563.731/0014-91

– PIX: 51996410961.

Compartilhar

Veja também

Metalúrgicos realizam assembleia na OTAM (S&P) sobre campanha salarial e processo de insalubridade

A atividade faz parte da Campanha Salarial 2025 e apresentou a pauta da categoria e a proposta patronal, que prevê apenas a reposição da inflação, considerada insuficiente pelos trabalhadores

Criação de novos sindicatos reforça união dos trabalhadores por direitos

A reforma trabalhista tentou enfraquecer os sindicatos brasileiros, mas acordos coletivos em que os trabalhadores conseguem manter ou melhorar sua condição de trabalho, têm sido conquistados com uma forte atuação sindical.

Violência matou mais de uma mulher por dia em 2022, diz estudo

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.