Ato do 8M reúne centenas de mulheres em defesa da vida

Defesa da vida, fim da violência e feminicídio, contra assédio sexual e moral no trabalho e misoginia, igualdade salarial e democracia foram alguns dos temas que a central levou as ruas para somar a extensa pauta feminista.

Mulheres cutistas participaram na quinta-feira (14/03) do ato do dia 8M, que reuniu milhares de pessoas na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Adiada em função das chuvas na última semana, a manifestação também marcou os seis anos do assassinato ( 2018) da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

Defesa da vida, fim da violência e feminicídio, contra assédio sexual e moral no trabalho e misoginia, igualdade salarial e democracia foram alguns dos temas que a central levou as ruas para somar a extensa pauta feminista.

A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS Suzana Lauermann, destacou as injustiças sofrida pelas mulheres no trabalho e na vida e a luta diária pela valorização feminina nos espaços públicos e pelo fim da violência e feminicídio. ” A unidade mais uma vez demostra que é uma ferramenta de fortalecimento para lutas e conquistas”, afirma.

Segundo dados da Força Tarefa de Combate ao Feminicídio da Assembléia Legislativa, o Rio Grande do Sul, em 2023, subiu o número para 87 mulheres mortas.

Outro destaque foi o fim do genocídio na Faixa de Gaza.
Após a concentração na Esquina Democrática, o ato seguiu em marcha pela Avenida Borges de Medeiros e terminou no Largo Zumbi dos Palmares.

Compartilhar

Veja também

Empresa com mais de 100 funcionários deve entregar dados salariais de homem e mulher

Nesta segunda matéria da Campanha de Combate à Violência contra a Mulher, falamos sobre as formas de violência e meios para buscar ajuda e proteção

FTM-RS reúne Conselho de Sindicatos e planeja campanha salarial

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Produção industrial cresce 4,1% em junho, maior alta desde 2020

Metalurgia é um dos setores em destaque, contribuindo para o crescimento com resultado positivo de 5,0% no período