Maria do Rosário, candidata à prefeita, assina Carta Compromisso com trabalhadores metalúrgicos de Porto Alegre

O documento lançado pelo Sindicato pede o comprometimento com políticas públicas para o desenvolvimento do setor industrial com sustentabilidade e garantias para melhoria da vida dos trabalhadores metalúrgicos

Na tarde desta quarta-feira (02/10), a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) recebeu a assinatura da candidata à prefeita Maria do Rosário na Carta Compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas. O documento foi lançado pelo Sindicado para garantir que o futuro prefeito ou futura prefeita da cidade e futuros vereadores e vereadoras se comprometam com uma política de desenvolvimento econômico que contemple as fábricas e os trabalhadores metalúrgicos.

Participaram do ato de assinatura da Carta Compromisso o diretor de Comunicação do STIMEPA, Jorge Schell; a integrante da Executiva e representante do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas, Catiana Leite; e o secretário-geral do Sindicato, Adilson Tavares. A candidata Maria do Rosário foi a primeira, e até agora a única, que firmou o compromisso com a categoria.

De acordo com Jorge Schell, o objetivo da carta é “alavancar cada vez mais a industrialização na cidade, tendo o compromisso com os trabalhadores”. Ele ressaltou que o documento firmado também é uma forma de garantir um diálogo permanente com a gestão municipal e que os trabalhadores terão voz caso a candidata for eleita.

A Carta Compromisso apresenta cinco propostas centrais. Entre elas, destaca-se a criação de uma política industrial focada na modernização com sustentabilidade, na atração de novos investimentos, e na garantia de melhores condições para os trabalhadores. Outro ponto fundamental é o compromisso com programas de capacitação profissional para adaptar os metalúrgicos às novas tecnologias, além da formação de um conselho municipal de desenvolvimento industrial com participação ativa dos trabalhadores.

  Trabalhadores como protagonistas nas políticas públicas
  Maria do Rosário reforçou o seu compromisso com o setor industrial e os trabalhadores. “Uma cidade não vive só de serviços, é necessário também ter indústria para garantir o desenvolvimento com qualidade de vida”, destacou a candidata.

  A candidata elogiou a ideia da criação de um conselho da indústria e afirmou que levará adiante esta proposta também. “Pretendemos criar um conselho  municipal de desenvolvimento, à semelhança do chamado Conselhão criado pelo presidente Lula, para que os trabalhadores e trabalhadoras sejam também protagonistas, no debate com os demais setores, sobre os temas que afetam as suas vidas, sobre a qualidade de vida nos bairros, a geração de emprego, melhoria da renda e infraestrutura”, afirmou.

  Maria do Rosário fez questão de mencionar ainda a importante atuação do STIMEPA durante o período da enchente. “Embora não sendo a atual gestora da cidade, mas como cidadã de Porto Alegre, que se preocupa com a nossa cidade e com as pessoas da nossa cidade, eu faço questão de agradecer pelo trabalho social que o Sindicato desenvolve e, especialmente, pela atuação de vocês durante o período da enchente e pelo acolhimento da população desabrigada naquele período tão difícil”, lembrou Maria.

A representante do Coletivo de Mulheres citou como ponto importante também a questão da educação tecnológica. Catiana lembrou que a tecnologia já está nas fábricas e avança cada vez mais, e é fundamental que os trabalhadores acompanhem essa evolução, garantindo a geração de empregos e melhores condições de trabalho. “Estamos aqui pelo desenvolvimento da indústria, por emprego e renda, pelo empoderamento da classe trabalhadora e pela formação continuada”, ressaltou Catiana.

Já Adilson trouxe à tona a questão logística, e os problemas enfrentados tanto pelos trabalhadores para acesso às fábricas quanto pelas empresas para o escoamento da produção. “É preciso viabilizar melhorias de infraestrutura para que as fábricas possam voltar a se instalar na cidade”, sugeriu, lembrando que muitas fábricas foram atingidas pela enchente e que não conseguiram ainda se recuperar.

A assinatura da Carta de Compromisso pela candidata Maria do Rosário representa um marco no diálogo entre a categoria e os candidatos à Prefeitura, reforçando a importância da indústria no crescimento sustentável de Porto Alegre. O documento segue disponível para os candidatos e candidatas que quiserem firmar este compromisso com a classe trabalhadora dos metalúrgicos e metalúrgicas da Grande Porto Alegre.
 

Compartilhar

Veja também

Centrais Sindicais do RS rebatem fake news da imprensa sobre imposto sindical

Além de desinformar a sociedade, as mentiras têm como objetivo esconder os graves males implementados pela reforma trabalhista, que precarizou o trabalho e retirou direitos, jogando milhares de brasileiros no desemprego

INPC sobe 1,04% em abril e acumula alta de 12,47% nos últimos 12 meses

Foi a maior variação para um mês de abril desde 2003 (1,38%).

Redução da jornada é bom para o Brasil

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.