Metalúrgicos mantêm percentual para a contribuição confederativa em 2025

Além de aprovar a contribuição mensal, a Assembleia Extraordinária manteve sorteio e premiação para os contribuintes da confederativa e associados ao STIMEPA

Em Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), no começo da noite desta terça-feira (05), foi aprovada por unanimidade a manutenção da contribuição confederativa para 2025. Conforme apresentado pelo secretário-geral do STIMEPA, Adilson Tavares, o valor da contribuição confederativa para o ano seguinte permanecerá no percentual de 1% sobre o valor do salário-base a ser descontada mensalmente, até o limite de quatro pisos salariais da categoria.

Também foi aprovado o Sorteio Confederativo para o ano seguinte, sendo realizado em duas rodadas, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2025. Assim, todo trabalhador que pagar, no mínimo, quatro parcelas da Contribuição Confederativa por semestre, terá direito a concorrer aos seguintes prêmios:

Primeiro semestre:
1º Prêmio – TV LED 43”
2º Prêmio – Notebook
3º Prêmio – TV LED 32”
4º Prêmio – TV LED 32”
5º Prêmio – Smartphone

Segundo semestre:
1º Prêmio – Moto 0km
2º Prêmio – Moto 0km
3º Prêmio – Moto 0km


Contribuição x Associação
A contribuição confederativa está prevista na Constituição. Ela é importante para a manutenção da representatividade sindical dos trabalhadores. A finalidade é garantir uma estrutura mínima para que a entidade sindical tenha condições de atuar na defesa dos interesses da categoria.

Além da modalidade confederativa de contribuição, os trabalhadores podem ainda optar pela associação ao Sindicato dos Metalúrgicos. Neste caso, não há desconto confederativo e a contribuição passa a ser de 1,5% ao mês.

No entanto, trabalhadores associados ao Sindicato, e seus dependentes, também podem usufruir de inúmeras vantagens, como assistência médica e jurídica ou desfrutar da Colônia de Férias na praia, além de ter à disposição toda uma rede de convênios do Sindicato com várias instituições (clínicas, laboratórios, consultórios, escolas, universidades etc), entre outros benefícios.

O presidente do STIMEPA, Adriano Filippetto, reforçou a importância da contribuição dos trabalhadores para o fortalecimento da luta na defesa e avanço dos direitos trabalhistas. “Tem os trabalhadores que querem se associar e participar dos benefícios da entidade e tem aqueles que não querem ser associados ao Sindicato, mas entendem a importância de contribuir para a manutenção da luta em prol das conquistas para os trabalhadores como um todo”, explicou.

Oposição
Ficam assegurados os dias 2, 3, 4, 5 e 6 de dezembro de 2024 para eventuais manifestações de oposição à contribuição confederativa para o ano de 2025. A oposição deve ser realizada diretamente na sede do STIMEPA, localizada na Avenida do Forte número 77 (ao lado da Escola Mesquita), Bairro Cristo Redentor – Porto Alegre/RS, das 8h às 18h. Ou na subsede de Guaíba/RS, na Rua 20 de Setembro número 623, das 8h às 18h. Para realizar a oposição é preciso apresentar os documentos de identidade (RG) e CPF.

Em 2025, também fica assegurada uma nova rodada de oposição nos dias 2, 3, 4, 5 e 6 de junho de 2025, das 8h às 18h na sede ou subsede do STIMEPA conforme informado acima. O trabalhador que tiver realizado a oposição em dezembro de 2024 não precisa realizar novamente em junho 2025, pois a oposição é válida para o ano todo.


Texto por: Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

PARTICIPE DO TORNEIO DE FUTSAL DOS METALÚRGICOS DA GRANDE PORTO ALEGRE

As inscrições acontecem dos dias 01/08/22 até 15/08/22

Desconto do INSS aumenta a partir deste mês. Confira alíquotas e como calcular valor

Veja alíquotas dos trabalhadores da iniciativa privada e também dos servidores públicos e aprenda a calcular o total do desconto

Ato do 8M reúne centenas de mulheres em defesa da vida

Defesa da vida, fim da violência e feminicídio, contra assédio sexual e moral no trabalho e misoginia, igualdade salarial e democracia foram alguns dos temas que a central levou as ruas para somar a extensa pauta feminista.