Coletivo de metalúrgicas debate sobre a participação das mulheres no mundo do trabalho e a política industrial

Reunião acontece periodicamente para debater e avançar na participação das mulheres como protagonistas na atuação sindical

O Coletivo de Mulheres da CNM/CUT realizou mais um encontro virtual no final do dia desta quarta-feira (04) com a participação das mulheres metalúrgicas. O encontro promoveu debates essenciais para o fortalecimento das lideranças sindicais femininas e a análise de questões estratégicas para as mulheres metalúrgicas. Esteve representando o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) a integrante da Executiva Joyce Gomes.

Entre os temas abordados, destacaram-se a negociação coletiva, a atuação da CIPAA, o enfrentamento ao assédio e a ratificação da Convenção 190 da OIT, que reconhece violência e assédio no mundo do trabalho como violações. O debate também avançou no plano de ações sindicais para o desenvolvimento e implementação de uma política industrial, incluindo as propostas do Projeto Indústria +10 e do Plano Nova Indústria Brasil (NIB), apresentado pelo governo federal.

Durante o debate, Joyce Gomes ressaltou os problemas advindos da tripla jornada que normalmente é desempenhada pelas mulheres. Joyce ressaltou a importância do empoderamento e apoio para que a tripla jornada não se torne um gargalo à participação das mulheres. “Infelizmente ainda temos as mulheres cumprindo inúmeras tarefas para além do trabalho, cuidado com a família, casa etc, o que acaba refletindo na disparidade de atuação sindical. Além disso, também é um limitador institucional para mais participação das trabalhadoras”, ressalta.

Entre as frentes de atuação do STIMEPA estão também ações para garantir que as mulheres metalúrgicas sejam ouvidas, valorizadas e incluídas em todas as discussões que impactam suas vidas no ambiente de trabalho e fora dele.

Compartilhar

Veja também

Governo Tarso lança Complexo Naval do Jacuí e consolida RS na indústria oceânica

Parceria entre Integrar e CUTRS avança na qualificação de dirigentes sindicais do RS

Com foco na comunicação eficaz com a classe trabalhadora, iniciativa promovida pelo Macrossetor da Indústria da CUT-RS e o Instituto Integrar-RS, faz parte de um esforço contínuo de qualificação dos dirigentes

CUT critica novo adiamento de regulamentação do ponto eletrônico