Sarau Jovem Aprendiz celebra talentos e marca transição para etapa prática do programa

Dezenas de estudantes participaram da atividade do curso da Escola Mesquita, que contou com presença também de diretora do Sindicato dos Metalúrgicos

No dia 5 de fevereiro, o auditório Paulo Freire do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) foi palco da edição do Sarau Jovem Aprendiz, evento cultural que marca a conclusão do ciclo teórico do programa Jovem Aprendiz da Escola Técnica Mesquita. A iniciativa busca desenvolver habilidades técnicas e interpessoais nos estudantes, preparando-os para a inserção no mercado de trabalho.

Promovido pela Escola Técnica Mesquita, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos, o programa Jovem Aprendiz combina formação teórica e prática, possibilitando que jovens entre 14 e 24 anos tenham acesso a capacitação profissional e experiência em diferentes áreas. O Sarau, além de ser uma expressão artística e cultural dos alunos, também simboliza a transição para a etapa prática do programa, quando os aprendizes passam a atuar em ambientes profissionais. A diretora da Escola, Claudete Oliveira, esteve presente na atividade prestigiando a apresentação dos alunos.

O professor Wagner Moura, coordenador do Programa Jovem Aprendiz, destacou a importância do evento para o crescimento dos alunos. “Essa atividade do Sarau marca a finalização do ciclo teórico do programa. É uma apresentação cultural que reúne várias expressões artísticas, como dança, música, desenho, poesia, teatro e fotografia. Os alunos se envolvem na produção em todos os sentidos, com cada equipe assumindo uma responsabilidade específica. Dessa forma, desenvolvem habilidades essenciais para o trabalho em equipe e a gestão de projetos”, explica o professor.

Entre os participantes, a estudante Sofia Lauren, do curso de Nutrição/GHC, ressaltou o impacto social e humano do evento. “Eu acho que uma das coisas mais legais é ter contato com pessoas diferentes, conhecer gente nova. É um desafio e, ao mesmo tempo, uma experiência incrível, pois nos ensina a respeitar as diferenças”, relatou Sofia.

Já Gabriel, aluno do curso de Manutenção Elétrica e Eletrônica, compartilhou sua evolução pessoal durante o programa. “O curso Jovem Aprendiz me ajudou muito na questão da sociabilidade, a vencer a timidez. Eu nunca fui muito de me expor, e agora estou aqui apresentando o Sarau. Para mim, é também uma jornada de autodescobrimento”, contou o estudante.

Para a aluna Yasmim Lemos, estudante do curso de Assistente Administrativo, a experiência também tem impacto para a autoestima dos jovens que estão prestes a entrar no mundo do trabalho. “Estar aqui participando e desenvolvendo esse projeto é provar para mim mesma e para os outros que sou capaz. Estamos trabalhando juntos, respeitando nossas diferenças, e isso torna o evento ainda mais especial”, disse Yasmim.

A realização do Sarau e a oportunidade de desenvolver novas atividades foi destaque para Carolina Chaves, do curso de Administração. “A parte mais legal foi realizar algo novo e diferente. Descobrimos talentos e interagimos com pessoas e atividades que nunca imaginamos”, destaca.

A diretora do STIMEPA, Joyce Gomes, reforçou a importância do apoio à formação dos jovens. Entre as ações do Sindicato dos Metalúrgicos está o incentivo a educação como um dos pilares do desenvolvimento humano. “Ficamos muito felizes com mais uma turma do Jovem Aprendiz seguindo seu curso. O Sindicato apoia porque acredita que somente investindo na juventude podemos construir um Brasil melhor”, aponta Joyce.

O Sarau Jovem Aprendiz se consolida, assim, como um espaço de aprendizado e expressão, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a cultura como ferramenta de formação cidadã. Com cada edição, os aprendizes reafirmam seu potencial e se preparam para os desafios do mundo do trabalho.

Por Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Metalúrgicos dão início à Campanha Salarial 2025

Ponto alto será a questão econômica, com a valorização dos trabalhadores, aumento de salário e jornada digna de trabalho

Lula sanciona lei de igualdade salarial entre homens e mulheres na mesma função

A lei define novos mecanismos de transparência e fiscalização sobre o tema, além de penalidades para as empresas que discriminarem seus trabalhadores por questões de sexo, raça, etnia, origem ou idade.

Seminário discute a redução da jornada e o trabalho decente

Capitalismo, big techs, terceirização do trabalho e anti sindicalismo foram algumas das principais pautas discutidas durante a mesa de conversa como parte do Seminário Internacional Democracia, Equidade e Justiça Socioambiental