Metalúrgicos da CUT abrem congresso defendendo Lula e contra retrocessos sociais

10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT

22/05/2019

10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT

 Manifestações em defesa do ex-presidente Lula e contra retrocessos sociais marcaram a abertura do 10º Congresso dos Metalúrgicos da CUT na noite desta terça-feira (21), em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O evento vai até sexta-feira (24), com aprovação de um plano de lutas para os próximos quatro anos e eleição da nova direção da confederação nacional da categoria, a CNM-CUT.

“Lula livre é ter política de salário mínimo. É ter soberania. É combater o assassinato da juventude negra, das mulheres”, afirmou o presidente da CNM-CUT, Paulo Cayres. Ele lembrou que é a primeira vez que o ex-presidente não participa de um congresso da entidade. “Fazer este evento sem o companheiro Lula é vazio e doloroso. Mas este sentimento de vazio deve ser preenchido por nossa luta e garra no chão da fábrica, dialogando com o trabalhador e a trabalhadora sobre os ataques que este governo faz contra a categoria.”

Segundo a secretária-geral adjunta da CUT, Maria Faria, o 13º Congresso Nacional da Central (Concut), em outubro, também terá Lula livre como tema. “O ataque à classe trabalhadora é global. Temos que reconhecer que o momento atual não é pior porque resistimos. O congresso da CNM e da CUT simboliza nossa resistência em defesa da democracia”, afirmou. Representante do Levante Popular da Juventude, Élida Lima ressaltou a importância da “unidade das forças progressistas” contra o retrocesso.

Na mesa de abertura, estavam sindicalistas – inclusive da CNTM, confederação dos metalúrgicos ligada à Força Sindical –, políticos e representantes de organizações sociais, como o Levante e os movimentos dos Atingidos por Barragens (MAB) e dos Pequenos Agricultores (MPA).

Pela manhã, o líder sem-terra João Pedro Stédile já havia participado de um debate, declarando que Lula “é o único líder popular que pode barrar o capital financeiro de impor o projeto neoliberal internacional”. Ele disse ainda que movimentos sociais na Espanha avaliaram que a entrevista de Lula ao jornal El País colaborou para a vitória socialista nas recentes eleições gerais.

Fonte: Rede Brasil Atual (RBA)

Compartilhar

Veja também

Petrobras se torna 2ª maior empresa do mundo

Dia Nacional de Lutas foi marcado por grandes atos no RS

Cresce expectativa de vida entre brasileiros