.
06/06/2018

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre intensificou as atividades na sua base, nessa terça e quarta-feira realiza
O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre intensificou as atividades na sua base. nessa terça e quarta-feira realizou assembleias nas fábricas Usiminas e Otam, respectivamente.
Em frente à Usiminas, o presidente do sindicato, Lírio Segalla informou aos trabalhadores (as) que, apesar de três rodadas de negociações, ainda não houve um acerto nos valores. “Estamos pedindo a reposição do INPC que é 1,69% e um aumento real, fixado em 2,5%, mas sabemos a inflação oficial não condiz com o nosso custo de vida, tendo em vista o aumento da gasolina, do gás de cozinha e de muitos outros itens”, disse Segalla.
Ainda ao longo da assembleia o presidente reforçou que com a atual Reforma Trabalhista (aprovada em novembro), cada trabalhador está mais vulnerável perante a empresa. “Essa deforma trabalhista deixam todos mais fracos então é preciso estar ainda mais unidos junto ao Sindicato, pois como o acordado está acima do legislado, o que estiver na nossa Convenção Coletiva está assegurado”, comentou.
Otam
Já na quarta-feira, 05, a assembleia foi mais rápida devido à chuva. A pauta foi conjuntura política nacional e o agravante da crise política e econômica. O Diretor financeiro do nosso Sindicato, Marcelo Jurandir, criticou o locaute dos empresários em cima dos caminhoneiros e em como prejudicaram a vida dos trabalhadores. “Vejam a “greve dos caminhoneiros”, por exemplo, que somada a diversos outros fatores aumentaram ainda mais o custo de vida dos nós trabalhadores e diretamente vai afetar a perda salarial que teremos nos próximos meses”, comentou Jurandir.

O diretor comenta que além de todo cenário difícil para classe metalúrgica de recessão de empregos, aumento no custo de vida, retirada de direitos via Reforma Trabalhista, ainda há uma mesa de negociação com a patronal que tem como objetivo não avançar em questões valores.
Ao longo da semana as assembleias continuaram nas fábricas de Guaíba e Alvorada.
Próximas reuniões com a patronal:
07/07 Máquinas agrícolas;
13/07 Metalurgia;
Reparação de Veículos não possui reunião marcada.
