Acordo coletivo que vinha sendo negociado desde maio
22/06/2017
Sarah Lima / STIMEPA

Trabalhadores aprovam acordo coletivo
Na tarde da quarta-feira, 21, os trabalhadores/a da Soluções Usiminas, localizada na zona Norte de Porto Alegre, aprovaram, o acordo coletivo que vinha sendo negociado com o sindicato patronal siderúrgico, Sindisider, desde maio. O diretor, João Batista Massena, em assembleia em frente à fábrica, esclareceu as mudanças e melhorias do novo acordo.
Massena relatou que, entre outras conquistas, o INPC de 3.99% será pago a partir do dia 1º de maio (6,82% para quem ganha o piso), e as cláusulas sociais renovadas por dois anos. “Negociar as cláusulas a cada dois anos é uma grande conquista, pois agiliza o ressarcimento da inflação, por exemplo. A Usiminas garantiu que no dia primeiro de maio de 2018, os salários já serão reajustados pelo menos com INPC”, exemplificou.
O Secretário Geral do nosso sindicato, Rafael Moretto, também aproveitou a assembleia para dar um relato sobre a campanha salarial a nível estadual e deixar uma mensagem para os trabalhadores da Soluções Usiminas. “Pra classe trabalhadora nada é dado, sempre temos que conquistar com a nossa força, por isso precisamos estar sempre unidos”, disse fazendo referencia à Greve Geral do dia 28 de abril.
PLR
Ainda na assembleia, o dirigente Adilson da Silva aproveitou para informar aos colegas sobre o andamento das negociações do PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) deste ano. Segundo relato, a proposta da Usiminas é pagar agora 50% referente à Soluções Usiminas e 50%, quando e se, a Usiminas atingir a meta. “Não podemos aceitar isso, nós trabalhamos para Soluções Usiminas, então devemos receber 100% da Solução Usiminas. Estamos negociando e vamos lutar até o final para obtermos o melhor resultado para todos”, finalizou.