Sindicato revoga demissão arbitrária de trabalhador na Otis Elevadores

Marcos Pereira foi eleito cipeiro e demitido uma semana depois

19/10/2016

 Há cerca de um mês, a empresa Otis Elevadores anulou a eleição, sem divulgar os nomes, dos representantes da Cipa, alegando, sem provas, que o processo estava sendo feito de forma errada.

Alguns dias depois, a empresa demitiu um dos cipeiros eleitos, Marcio Pereira, que prontamente entrou em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre informando a demissão arbitrária que sofreu. Quando confrontada pelos diretores Alfredo Gonçalves e João Massena, a empresa disse que precisava cortar pessoal e ele foi um dos escolhidos, sem apresentar qualquer motivo. Porém, a estabilidade (garantia de emprego) de um cipeiro começa no ato da candidatura e se estende até um ano após o final do mandato, então tempo de estabilidade é de dois anos e a empresa não poderia ter o demitido.

O nosso sindicato entrou em contato com o dirigente sindicai do ABC Genildo Gaúcho, em São Paulo, onde fica a Matriz da Otis Elevadores, e em um trabalho conjunto conseguiu revogar e reintegrar o trabalhador que atuará como cipeiro da empresa até 2017.

Compartilhar

Veja também

Resolução da Direção Nacional da CUT

Confira as datas de recesso da assessoria jurídica do Sindicato

Em duas décadas, fiscais resgataram do trabalho escravo quase 50 mil pessoas