Alerta é necessário porque algumas empresas não haviam reajustado os salários de seus fun cionários sob argumento de que a Convenção Coletiva não havia sido homologada
27/11/2015

Agora as empresas não tem mais desculpa para não reajustar os salários de seus funcionários
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos comunica que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) aprovada no início de setembro já está homologada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desta forma, não há nada que impeça as empresas de cumprir com todas as cláusulas econômicas e sociais contidas na Convenção, registrada no órgão mediador pelo nº RS 002437/2015.
ESCLARECIMENTO
Infelizmente, algumas empresas de nossa base metalúrgica deixaram de repassar a seus funcionários o reajuste salarial negociado com o sindicato patronal e clausulado na CCT, sob o argumento de que aguardavam a homologação do instrumento normativo (a convenção) junto ao MTE. Algumas, pra desgastar a imagem do sindicato e eximir-se da responsabilidade, acabavam colocando a culpa na entidade dos trabalhadores, o que não deixava de ser uma condenável prática antissindical. Muitos trabalhadores e trabalhadoras – compreensivelmente incomodados com a demora e a falta do reajuste em seus salários – acabavam acreditando no argumento patronal e passavam a também a culpar o sindicato pelo atraso.
“É normal que a homologação possa atrasar algumas semanas ou até meses no caso de haver alguma falha ou questionamento por parte do sistema mediador, mas nada impedia que as empresas reajustassem os salários de seus funcionários tão logo a convenção coletiva fosse fechada, tanto que a maioria das empresas faz questão de reajustar e pagar as diferenças na primeira folha de pagamento possível. Também é importante deixar claro que os dirigentes sindicais nunca deixaram de cumprir com seu papel de cobrar das empresas e colocar-se à disposição dos trabalhadores/as prejudicados para realizar mobilizações visando a efetiva conquista do reajuste salarial”, disse Rafael Moretto, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos.