1ª Plenária da Saúde do Trabalhador em Porto Alegre vai debater propostas para a Conferência Nacional

Objetivo do Fórum Sindical Saúde do Trabalhador é discutir o atual cenário da saúde com dirigentes sindicais, representantes de entidades, centrais e trabalhadores

03/10/2013

Objetivo do Fórum Sindical Saúde do Trabalhador é discutir o atual cenário da saúde

Promover o debate e intervir nas relações entre o trabalho e a saúde: Preocupado com a realidade da saúde do trabalhador, o Fórum Sindical Saúde do Trabalhador (FSST/RS) promove a 1ª Plenária Saúde do Trabalhador, em Porto Alegre, para debater o atual cenário gaúcho e brasileiro da saúde dos trabalhadores. O evento ocorre nesta terça-feira, dia 8 de outubro, a partir das 8h30, no auditório do Sindipolo.

A proposta do espaço é também preparar e instrumentalizar dirigentes sindicais, representantes de entidades e centrais, e toda a classe trabalhadora para interagirem com a sociedade em defesa dos trabalhadores, com a atuação de todos que queiram contribuir para a construção da saúde no trabalho, nas entidades sindicais, no Município, no Estado e no Brasil.

Questões como aspectos da saúde no mundo do trabalho, perícia e reabilitação, vigilância e inspeção do trabalho e o papel do CEREST/SUS são alguns dos temas propostos para essa primeira discussão, que visa preparar as reivindicações para a 4ª Conferência Nacional Saúde do Trabalhador, confirmada para 2014.

Composição da Mesa

Estão confirmados para compor a mesa de discussão o professor da Unicamp/SP, doutor em saúde pública e médico Heleno Rodrigues Corrêa Filho; o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, engenheiro e professor Luiz Alfredo Schienza; o assessor jurídico do Fórum e advogado do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, João Lucas de Mattos; e o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEVS e engenheiro de segurança do trabalho Fábio Kalil. 

Sobre a 1ª Plenária Saúde do Trabalhador:

Quando: Dia 8 de outubro, a partir das 8h30
Local: Auditório do Sindipolo, Av. Júlio de Castilhos, 596 – 8º andar, Centro, Porto Alegre

Programação:

8h30: Abertura
9h às 10h30: Trabalho e Aspectos da Saúde – Levantamento da saúde do trabalhador no mundo
10h30 às 12h: Perícia e Reabilitação
12h às 14h: Intervalo para almoço
14h às 15h30: Vigilância e Inspeção no Trabalho
15h30 às 17h: Papel do CEREST/SUS

Painelistas:

– Professor da Unicamp/SP, doutor em Saúde Pública e médico, Heleno Rodrigues Corrêa Filho
– Auditor fiscal do Ministério do Trabalho, engenheiro e professor, Luiz Alfredo Schienza
– Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEVS e engenheiro de segurança do trabalho, Fábio Kalil
– Coordenadora do CEREST Regional Porto Alegre, psicóloga Mônica Kranen
– Diretor de Educação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (SitracomBG), Ivo Vailatti
– Assessor jurídico do Fórum e advogado do Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, João Lucas de Mattos.

Sobre o Fórum Sindical Saúde do Trabalhador

O Fórum Sindical Saúde do Trabalhador (FSST/RS) surgiu de um grupo de diretores de sindicatos de trabalhadores gaúchos com a prioridade de discutir a Saúde do Trabalhado. Começou a se reunir em 2006 e, desde então, diversos atores e participantes permanecem com o desejo de organizar seminários para divulgar, informar e debater questões relevantes sobre previdência e saúde no País. É composto por representantes e dirigentes de 30 sindicatos de trabalhadores gaúchos, com a participação de profissionais da área da saúde e de órgãos governamentais.

Compartilhar

Veja também

Dirigente do STIMEPA assume cargo na gestão nacional da UNISOL

Campanha Tributar os Super-Ricos apresenta projetos para o Brasil sair da crise

Centrais do RS se unem em ato que relembra trabalhadores perseguidos pela Ditadura