Sindicato participa do lançamento do Programa Mar Aberto em Rio Grande (RS)

Programa gerará milhares de empregos no ramo metalúrgico

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre esteve presente, nesta terça-feira (20), na cerimônia de assinatura dos contratos do Programa Mar Aberto, da Petrobras, realizada no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande (RS). O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, dirigentes da Petrobras, da Transpetro e representantes do movimento sindical.

O programa prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões para a construção de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, com potencial de geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos, reforçando a retomada da indústria naval brasileira e o fortalecimento das cadeias produtivas nacionais.

As embarcações serão operadas pela Transpetro e construídas em estaleiros de três estados. No Rio Grande do Sul, o Estaleiro Rio Grande será responsável pela construção dos navios gaseiros; no Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia produzirá as barcaças; e, em Santa Catarina, a Indústria Naval Catarinense ficará encarregada da construção dos empurradores.

Além da geração de empregos, os novos navios trarão avanços ambientais e tecnológicos. Os gaseiros serão até 20% mais eficientes no consumo de energia, com redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa, estando aptos a operar em portos eletrificados.

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) também esteve presente e destacou o caráter histórico do momento. Em nota, a entidade afirmou que acredita que, com investimento público, planejamento e a Petrobras como instrumento estratégico, o Brasil pode gerar mais empregos, renda e futuro para a classe trabalhadora.

Rudinei Fernandes, vice-presidente do Sindicato, que esteve presente na cerimônia, ressaltou a importância do polo naval para a categoria metalúrgica e para o país.

“A importância do polo naval para a indústria metalúrgica é essencial, assim como para o Brasil como um todo. Esse é um projeto do presidente Lula de retomada da indústria nacional. Após 2016, vimos uma forte desindustrialização. Para a nossa categoria, essa retomada vai abrir muitos postos de trabalho, inclusive na Grande Porto Alegre”, afirmou.

O Programa Mar Aberto integra a estratégia do Sistema Petrobras para renovação e ampliação da frota nacional, alinhada à transição energética justa, ao fortalecimento da indústria naval e à geração de emprego e renda. A iniciativa reafirma o papel do Estado e das empresas públicas como indutores do desenvolvimento econômico e social do país.

Compartilhar

Veja também

Deputado Paulinho da Força vai responder ação penal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha

Câmara tem maior renovação dos últimos 24 anos, mas fica mais conservadora

Carta da 1ª Plenária da Saúde do Trabalhador será definida no próximo encontro geral do FSST