Programa gerará milhares de empregos no ramo metalúrgico
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre esteve presente, nesta terça-feira (20), na cerimônia de assinatura dos contratos do Programa Mar Aberto, da Petrobras, realizada no Estaleiro Ecovix, em Rio Grande (RS). O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, dirigentes da Petrobras, da Transpetro e representantes do movimento sindical.
O programa prevê investimentos de R$ 2,8 bilhões para a construção de cinco navios gaseiros, 18 barcaças e 18 empurradores, com potencial de geração de mais de 9 mil empregos diretos e indiretos, reforçando a retomada da indústria naval brasileira e o fortalecimento das cadeias produtivas nacionais.
As embarcações serão operadas pela Transpetro e construídas em estaleiros de três estados. No Rio Grande do Sul, o Estaleiro Rio Grande será responsável pela construção dos navios gaseiros; no Amazonas, o estaleiro Bertolini Construção Naval da Amazônia produzirá as barcaças; e, em Santa Catarina, a Indústria Naval Catarinense ficará encarregada da construção dos empurradores.

Além da geração de empregos, os novos navios trarão avanços ambientais e tecnológicos. Os gaseiros serão até 20% mais eficientes no consumo de energia, com redução de 30% nas emissões de gases de efeito estufa, estando aptos a operar em portos eletrificados.
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) também esteve presente e destacou o caráter histórico do momento. Em nota, a entidade afirmou que acredita que, com investimento público, planejamento e a Petrobras como instrumento estratégico, o Brasil pode gerar mais empregos, renda e futuro para a classe trabalhadora.

Rudinei Fernandes, vice-presidente do Sindicato, que esteve presente na cerimônia, ressaltou a importância do polo naval para a categoria metalúrgica e para o país.
“A importância do polo naval para a indústria metalúrgica é essencial, assim como para o Brasil como um todo. Esse é um projeto do presidente Lula de retomada da indústria nacional. Após 2016, vimos uma forte desindustrialização. Para a nossa categoria, essa retomada vai abrir muitos postos de trabalho, inclusive na Grande Porto Alegre”, afirmou.
O Programa Mar Aberto integra a estratégia do Sistema Petrobras para renovação e ampliação da frota nacional, alinhada à transição energética justa, ao fortalecimento da indústria naval e à geração de emprego e renda. A iniciativa reafirma o papel do Estado e das empresas públicas como indutores do desenvolvimento econômico e social do país.