1° de Maio comemorado na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre

Ato público da CUT teve música e reflexão

02/05/2014

Neste ano, a CUT promeveu a tradicional celebração de 1° de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, na Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba.

O ato público iniciou às 14 horas, mas teve suas principais atrações a partir das 16 horas. Além de boa música com as bandas Litera e Mari Martinez, as lideranças do movimento sindical presente foram convidadas a refletir sobre a conjuntura atual da classe trabalhadora.

O 1º de Maio

O Dia do Trabalhador é comemorado mundialmente em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Compartilhar

Veja também

Abono salarial do PIS/Pasep será pago a 4 milhões de pessoas; veja quem tem direito

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Brasil cai 5 posições no ranking do IDH; quando considerada a desigualdade, cai 20

Nova regra para cálculo do seguro-desemprego já está em vigor